3/28/2013

AVANÇA A ORGANIZAÇÃO DO "FÓRUM PELA PAZ NA COLÔMBIA" QUE ACONTECERÁ NO MÊS DE MAIO EM PORTO ALEGRE



Com a participação cada vez maior de organizações sociais e populares aconteceu com sucesso a segunda reunião do Comitê Organizador do Fórum pela Paz na Colômbia na cidade de São Paulo (Brasil). O Fórum acontecerá no mês de maio, nos dias 24, 25 e 26, na cidade de Porto Alegre, no sul do Brasil, perto das fronteiras de Uruguai, Paraguai e Argentina.

O Fórum que levanta as bandeiras da paz na Colômbia com justiça social, democracia e soberania visa três objetivos: que se permita a participação das organizações sociais colombianas na mesa de diálogos entre as FARC-EP e o Governo da Colômbia na cidade de Havana em Cuba; que a mesa de diálogos se mantenha até que possa ter-se de forma concreta uma saída política ao conflito armado que já se prolonga por mais de cinco décadas; e que se defina um cesse bilateral das confrontações armadas em quanto se dialoga. Para isso busca-se construir espaços de debates e aportes das experiências de todas as organizações sociais e populares da América Latina e o mundo que queiram ser solidarias e comprometer-se com a construção da paz na Colômbia e suas implicações para o continente Americano.

A reunião do Comitê Organizador do Fórum aconteceu no dia 14 de março e contou com a participação de delegados das organizações que fazem parte do Comitê Organizador do Fórum no Brasil. Por Colômbia estiveram presentes dois representantes da comissão internacional da Marcha Patriótica, Mauricio Ramos e Javier Calderón, e os delegados do Capítulo Brasil desta organização, vindos de Porto Alegre, de Rio de Janeiro e de São Paulo.  

Nesta jornada de trabalho foi frisada a importância crescente do Movimento Social e Político Marcha Patriótica, por seus aportes na luta pela paz e a busca de construir outra realidade política para Colômbia. Assim como também foi marcado o papel de outras organizações que aportam à luta popular colombiana.
Outro elemento destacado foi o informe que mostrou que as organizações colombianas que fazem parte do Fórum, na Colômbia, estão construindo processos de Constituintes pela Paz desde os lugares mais afastados até a capital desse país como forma de debater e aportar suas diferentes experiências para a paz. “Para elas é muito importante o Fórum que acontecerá aqui no Brasil e esperam seus aportes e sua solidariedade”, afirmou Mauricio Ramos. 

O comitê Organizador, através de suas quatro comissões (política, financeira, comunicações e logística) apresentou todos os avanços na preparação do Fórum. Como balanço, ficaram os importantes apoios da Assembleia Legislativa de Rio Grande do Sul, da Câmara de Vereadores de Porto Alegre; a participação ativa de meios de comunicação, centrais sindicais, partidos políticos, movimentos sociais, organizações juvenis, quilombolas, mulheres, e de algumas favelas do Brasil, assim como de organizações da Argentina, do Uruguai, da Venezuela, do Paraguai, do Chile, do continente europeu e, obviamente, da Colômbia.

A confirmação do apoio e participação de diversas organizações brasileiras e de outros países, e de instituições governamentais de Europa e América Latina, gerou grande expectativa e convicção total no êxito do Fórum.

De igual forma, todas as organizações que conformam o Comitê Organizador expressaram sua solidariedade ao movimento social colombiano, que no próximo 9 de abril sairá as ruas para manifestar seu apoio aos diálogos de paz, à solução política do conflito armado e a construção da paz com justiça social.

No final da reunião se propus fazer a convocatória a mais organizações e manter a apertura para aquelas que estão manifestando o interesse de participar e que são lutadoras pela paz com justiça social. Da mesma forma se estendeu o convite para que todas as pessoas interessadas participem do Fórum Pela Paz na Colômbia na cidade de Porto Alegre. 


O diálogo é o caminho à paz e o movimento social seu principal impulsor!

Comitê Organizador do Fórum pela Paz na Colômbia.




No hay comentarios.:

Publicar un comentario