5/22/2013

ORGANIZAÇÕES CONVIDAM GOVERNO E GUERRILHA A APRESENTAREM SUAS PROPOSTAS PARA A PAZ DURANTE O FÓRUM

O Fórum pela Paz na Colômbia acontece em meio aos diálogos de paz entre o governo colombiano e as forças insurgentes das Farc travados em Cuba. Com objetivo de apoiar o processo de paz e reivindicar maior participação da sociedade civil nos diálogos, as entidades organizadoras do Fórum convidam representantes de ambos lados para apresentarem suas propostas para a paz e debater com os participantes do evento em Porto Alegre.

Segue abaixo o convite traduzido ao português: 


São Paulo, 30 de março de 2013
Senhores Representantes das partes na Mesa de Diálogos de Paz
Governo da República da Colômbia
A/C: Dr. Humberto de la Calle Lombana
Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo
A/C: Sr. Iván Márquez

As organizações sociais, sindicais, políticas, negras, de juventude e de mulheres da República Federativa do Brasil e da República da Colômbia que assinam este documento se juntaram para promover um Fórum pela Paz na Colômbia, em respaldo aos diálogos de vêm sendo realizados em Havana e pelo apoio a uma mesa de diálogo com o ELN. Será um fórum da sociedade civil que concentrará seus esforços em abordar temas relacionados com o conflito social colombiano com a finalidade diversa e plural de reunir propostas e iniciativas que fortaleçam a participação popular na construção de um eventual acordo de paz.

 O fórum acontece entre os dias 24 e 26 de maio na cidade de Porto Alegre, localizada no sul do Brasil. Nestes dias discutiremos democracia, justiça social, terras e territórios, mulheres, jovens, direitos humanos, soberania, conheceremos a cultura e a arte colombianas, entre outros temas. Nesse contexto não podem faltar as vozes que estão buscando um acordo na mesa de diálogos de Havana, razão pela qual os organizadores do Fórum convidam o Governo Colombiano e as Farc-EP a expressar suas propostas de paz no dia 25 de maio, entre as 15 e 18h (horário brasileiro). Cada um contará com 60 minutos para manifestar suas opiniões e 30 minutos para responder perguntas.

 Este comunicado será publicado pelos meios autogestionados do Fórum e das entidades organizadoras. Também faremos chegar a vocês esta mensagem através das embaixadas dos países facilitadores do processo de diálogo presentes na República Federativa do Brasil.

 Com desejo de contribuir para a paz na Colômbia;

Atenciosamente,

Comitê Organizador do Fórum pela Paz na Colômbia
(veja a lista das organizações que assinam)

No hay comentarios.:

Publicar un comentario