4/17/2013

Vitória (ES) também se prepara para o Fórum pela Paz na Colômbia

Os preparativos para o Fórum pela Paz na Colômbia se intensificam e o debate sobre o conflito social e armado colombiano se expande no Brasil, sensibilizando pessoas e movimentos sociais sobre a importância de um verdadeiro processo de paz com justiça social, democracia e soberania. No dia 11 de abril foi a vez da cidade de Vitória (ES) realizar um evento preparatório chamado “Os Caminhos para a Paz na Colômbia”, realizado na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Na mesa de debates estiveram presentes Catalina Torres, estudante colombiana do mestrado em Educação da Ufes, Carolina Ojeda, da Marcha Patriótica Capítulo Brasil e Ana Carolina Ramos, da Agenda Colômbia-Brasil em São Paulo. A composição com três mulheres na mesa mostra a importância da participação feminina na busca da paz, já que as mulheres são vítimas de diversas maneiras do conflito armado. A programação do Fórum, inclusive, possui um espaço para o debate com o tema “Mulheres pela Paz”.

Catalina começou sua fala contando sobre a vida política de Jorge Eliécer Gaitan, candidato presidencial assassinado em 1948, sendo que sua morte ocasionou um violenta reação popular. Ela destacou que a eliminação física das lideranças de esquerda com real possibilidade de questionar o status quo foi uma constante na Colômbia, incluindo o assassinato de Jaime Pardo Leal e Bernardo Jaramillo Ossa, também candidatos presidenciais pela Unión Patriótica nos anos 80.

Em seguida, Ana Carolina Ramos abordou o período da Frente Nacional, quando os partidos Conservador e Liberal pactuaram uma alternância de poder para superar um época de grande violência. Ela destacou que apesar de tentar aparentar um caráter de democracia formal, essa época foi marcada por grande repressão e perseguição ao movimento social e popular, o que levou à radicalização que deu origem às primeiras guerrilhas do país.

A última exposição foi de Carolina Ojeda, que tratou dos temas contemporâneos como o surgimento do movimento político e social Marcha Patriótica e a mesa de diálogos que está sendo realizada entre o governo e a guerrilha Farc-EP em Havana, Cuba. Ela destacou que os diálogos de paz não deve ser realizado apenas entre estes dois atores e deve incluir a sociedade civil e os movimentos sociais colombianos.

Depois das considerações das participantes seguiu-se um emocionante e interessante momento para debates no qual colombian@s e brasileir@s presentes compartilharam sentimentos e dúvidas sobre o conflito social e armado que dura mais de 50 anos no país. No encerramento do evento, um artista colombiano realizou uma breve apresentação tocando uma gaita típica de seu país, promovendo a cultura para integrar os participantes dessas jornadas de informação e solidariedade.

“Acredito que foi conseguido o objetivo de chamar a atenção sobre o tema da saída política e negociada ao conflito colombiano. Foi desenvolvido um verdadeiro intercâmbio ao redor do tema entre o público brasileiro presente e vários colombianos que manifestaram diversas posturas frente ao tema”, avaliou Catalina Torres.

O evento marcou o lançamento oficial da Agenda Colômbia-Brasil no Estado do Espírito Santo, que pretende atuar como um espaço permanente de solidariedade dos capixabas com a Colômbia. “Para nós essa atividade em Vitória foi muito importante porque estamos percorrendo varias regiões do Brasil para promover o Fórum pela Paz na Colômbia e cada vez vamos somando mais e mais pessoas para nossa iniciativa”, afirmou Carolina Ojeda, que também é do Comitê Organizador do Fórum, que acontece de 24 a 26 de maio em Porto Alegre.

No hay comentarios.:

Publicar un comentario