5/12/2013

FÓRUM PELA PAZ NA COLÔMBIA É LANÇADO COM SUCESSO EM BUENOS AIRES

No último dia 8 de maio, foi realizado na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires (UBA), o pré-Fórum pela Paz na Colômbia em Buenos Aires, como preparativo para o grande Fórum pela Paz na Colômbia que se realiza de 24 a 26 de maio em Porto Alegre. O evento contou com a presença da porta voz do Movimento Político e Social Marcha Patriótica, Piedad Córdoba Ruiz, lutadora incansável pela paz e pelos direitos do povo colombiano, que pode se reunir com organizações politicas e sociais do campo popular argentino, com o movimento estudantil, o governo nacional, o Congresso da República, as Centrais de Trabalhadores, com o objetivo de fortalecer as relações de companheirismo e solidariedade com a Marcha Patriótica.

Esta visita foi uma oportunidade de seguir fortalecendo os laços latino-americanos de respaldo ao processo de paz que se desenvolve entre o governo colombiano e a insurgência armada das Farc-EP e ao mesmo tempo convidar o povo argentino para participar do Fórum pela Paz na Colômbia na cidade brasileira de Porto Alegre, que será um importante evento de apoio à solução política do conflito social e armado que vivemos na Colômbia a mais de 65 anos, convertendo a paz da Colômbia numa tarefa urgente para toda a região como um fato histórico para fortalecer a unidade latino-americana.

Agradecemos pelos reconhecimentos feitos por diferentes setores políticos, acadêmicos, sociais e governamentais a Piedad Córdoba. Agradecemos especialmente à presidência da Câmara de Deputados da Província de Buenos Aires, ao reitorado da Universidade Nacional de La Plata, à Faculdade de Jornalismo da mesma universidade, à Central de Trabalhadores Argentinos, à Federação de Estudantes da Universidade de La Plata, ao movimento Participação Estudantil, à Articulação de Movimentos Sociais pela Alba.

Todos eles reconheceram seu papel fundamental na busca de uma paz estável e duradoura para a Colômbia e como expressou a líder colombiana, “estas distinções são um reconhecimento a um monte de gente que luta de maneira anônima em cada espaço para resistir e avançar” e que “esta visita nos permite transmitir que há um povo que está sofrendo, que está lutando por parir uma nova democracia, mas que sobretudo se soma à lutas de resistência da região. Não nos esforçamos apenas pela paz, e sim pela defesa do que é a região neste momento”.

Continuamos avançando na construção da Pátria Grande Bolivariana, desde a solidariedade dos nosso povos para alcançar a paz com Justiça Social, Democracia e Soberania que Colômbia e toda América Latina necessitam.

Movimento Político e Social Marcha Patriótica – Capítulo Argentina marchapatriotica.arg@gmail.com, comisioninternacional@marchapatriotica.org

No hay comentarios.:

Publicar un comentario