2/03/2014

PARIS SEDIARÁ UM FESTIVAL PELA PAZ NA COLÔMBIA



O evento, que acontecerá de 14 a 16 de fevereiro, será um espaço de debates, arte e cultura, onde se fortalecerá o apoio da comunidade internacional para exigir a paz com justiça social na Colômbia.



Nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro de 2014 acontecerá na grande Paris, França, mais exatamente na cidade de Montreuil, região do Sena Saint-Denis o Festival pela Paz na Colômbia: memória e justiça social. Este evento é organizado por um grupo de pessoas e organizações sociais colombianas, latino-americanas e europeias reunidas em Paris.
O Festival tem como objetivo gerar o apoio da comunidade internacional na construção da paz do povo colombiano. Para isso busca: somar vozes que respaldem o processo de paz que acontece em Havana, Cuba, entre o governo colombiano e a organização insurgente das FARC-EP; pressionar para que seja iniciado o processo de paz com a outra força insurgente do ELN; que as organizações populares possam participar ativamente destes processos de paz; que a força pública do governo da Colômbia e as organizações insurgentes cessam fogo; que a oposição tenha garantias de participação democrática na vida política do país; que sejam freadas as violações aos direitos humanos; que seja resolvida a situação dos mais de nove mil prisioneiros políticos e que se deixe de criminalizar à pessoas que militam em diferentes processos sociais.
O Festival pela Paz na Colômbia contará com três momentos de debates: o primeiro será sobre a memória das origens do conflito e das lutas pela paz; o segundo será sobre a justiça social referente à situação dos direitos humanos do povo colombiano; e o terceiro momento será sobre processos de resistência e lutas pela paz. Além dos espaços de debate haverá exibição de documentários, exposições artísticas e fotográficas, obras de teatro, poesia, música e comidas típicas ao longo dos três dias do Festival.
Entre as personalidades confirmadas para a participação se destacam nomes como o do sociólogo colombiano Alfredo Molano; os defensores de direitos humanos Henry Ramirez e Jorge Rojas; os jornalistas e escritores Hernando Calvo e o Frances Maurice Lemoine; os documentaristas Roméo Langlois com sua produção Por todo el oro de Colombia e Eric Flandin com L’homme aux serpents. Também está confirmada a participação de delegações de vários países da Europa, África e América Latina.
Para mais informação acessar o seguinte endereço:
Ou no correio eletronico : festivalcolombiepaixjustice@gmail.com

 

No hay comentarios.:

Publicar un comentario